Prefeitura destina carros e 70 motos para intensificar combate à dengue e chicungunya e ações da saúde - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

08/12/2014

Prefeitura destina carros e 70 motos para intensificar combate à dengue e chicungunya e ações da saúde

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Jamal Salem, esteve nesta segunda-feira (08.12) na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para a entrega de 70 motocicletas que vão intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue e da febre chikungunya. Os veículos que estavam expostos no pátio da Sesau durante a manhã vão atender as ações da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau. 


As 70 motocicletas foram adquiridas com recursos federais e vão reforçar a atual frota e contribuir para deslocamento de agentes comunitários que realizam visitas domiciliares. Outras cinco motos, também adquiridas com recurso federal, foram entregues ao Laboratório Central para dar agilidade na entrega de exames. O reforço à frota de veículos da Sesau contou também com a participação da Universidade Uniderp-Anhanguera com a contrapartida de convênio de Cooperação Mútua


O secretário de Saúde, Jamal Salem destaca que a preocupação é intensificar as ações para eliminar as chances de epidemia de dengue e chikungunya na cidade. Outro ponto importante é o atendimento de qualidade nas unidades de saúde e a melhoria no desempenho das atividades. “Buscamos desenvolver ações que possam garantir boas condições de trabalho às equipes e quem ganha é a população”, salienta Jamal.


Para o prefeito Gilmar Olarte, a qualidade no atendimento está sendo atendida com a transformação do ambiente das unidades e com a estruturação da secretaria. “Nossa intenção é transformar o ambiente, melhorar o acolhimento aos pacientes, oferecer treinamento e reconhecimento aos servidores, além de reforçar todas as ações na saúde, entre elas a de combate a dengue e a febre chikungunya”, observa o prefeito, referindo-se à aquisição das motocicletas que vão melhorar e agilizar o trabalho dos agentes. 

Reforço com carro e equipamentos

A Sesau contou também com reforço na frota e equipamentos resultado de contrapartida de convênio de Cooperação Mútua com a Universidade Uniderp-Anhanguera. A Sesau recebeu 55 poltronas para coleta, aférese e hemodiálise - que serão destinadas às UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centros Regionais de Saúde). Também recebeu quatro automóveis modelo Gol e quatro motocicletas - que serão destinados a Distritos Sanitários da Capital. Ainda na ocasião foram entregues cinco ambulâncias repassdas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e que serão utilizadas pelo Serviço de Atendimento Domiciliar, pelo Serviço Social e Saúde Mental.

Participaram da solenidade de entrega dos veículos a e diretora de Vigilância em Saúde Márcia Dal Fabro, representantes de coordenadores da Sesau, ouvidor geral da Prefeitura, Eduardo Haddad Filho - vice-reitora da Uniderp, Leocádia Aglaê Petry Leme, coordenador do Centro de Controle de Endemias Vetoriais, Elias Monteiro, gerente do Laboratório Central Municipale, Beatriz Auxiliadora, e o diretor do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o médico Eduardo Cury .



Fonte: J.CORREIOMS
Fonte/Autor: Cibele Sodré
Foto:Gerson Walber