A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia, sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Médico "Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru". Durante a solenidade, serão homenageados médicos que se destacaram por relevantes serviços prestados à comunidade sul-mato-grossense. A proposição é do deputado estadual Lauro Davi (PROS), que também é autor do Projeto de Resolução 032/2012, que instituiu a medalha.
Para Lauro Davi, é “uma prova de reconhecimento a todos os médicos pela incessante busca por salvar vidas”. “Não poderíamos deixar de homenagear esses profissionais, que tanto se destacaram na busca por um serviço de saúde com qualidade para a nossa gente”, afirmou o parlamentar. Serão homenageados pelo propositor os médicos Elder Rocha Lemos, Gilberto da Silva Nunes, Heuser Bergamo Maciel e William de Mattos Santussi.
Ronaldo de Souza Costa receberá a medalha por indicação do deputado Amarildo Cruz (PT) e o deputado Carlos Marun (PMDB) indicou Alexandre Frizzo. O deputado Eduardo Rocha (PMDB) indicou José Luiz Tarelho Barbieri e o deputado George Takimoto (PDT) o médico Sebastião Simi Filho. Bruno Ponce de Almeida Insfran e Victor Rocha Pires de Oliveira foram indicados pela deputada Mara Caseiro (PTdoB) e Ana Lúcia Kiyomi Shimabuco Dobashi pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB). E ainda os médicos Loester Nunes de Oliveira (Marquinhos Trad - PMDB) e Jamal Mohamed Salem (Paulo Corrêa - PR).
Medalha - Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru é natural de Vacaria (RS). Cardiologista, formou-se em medicina na então Universidade Estadual Mato Grosso, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 1973. Participou durante 35 anos na organização, funcionamento e evolução do Proncor, como médica e diretora clínica. Ela também fez parte da criação do primeiro serviço de hemodinâmica de Campo Grande, em 1982, e ainda presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A médica faleceu no dia 4 de abril de 2010.
Fonte: Assecom