| Foto: Denilson Secreta |
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, iniciou na manhã desta sexta-feira (4/10) as atividades comemorativas do Outubro Rosa, ação voltada aos cuidados e prevenção ao câncer de mama. Serão realizadas palestras e distribuídos informativos aos servidores durante o período comemorativo abordando os cuidados e o atual cenário da doença em todo Estado.
Para a coordenadora das ações e gerente técnica de Atenção à Saúde da Mulher, Hilda Guimarães de Freitas, a cada ano as atividades do Outubro Rosa focam na ampla divulgação de informações sobre os cuidados e tratamentos contra o câncer de mama. “Nos últimos anos a saúde vem aprimorando os cuidados para a prevenção ao câncer de mama, mas a ampla discussão sobre tema ainda vem se mostrando um dos principais colaboradores para um tratamento positivo. Registramos nos últimos três anos um aumento na realização de mamografias. Em 2009 tivemos 9.363 exames pelo SUS, já em 2012 foram registrados 39.342 exames. Este resultado é um reflexo de que as mulheres estão mais ativas, se informando sobre a doença e se cuidando mais”, afirma Hilda. “A rotina do auto exame continua sendo um dos principais métodos para a detecção precoce do câncer e dessa maneira evitar graves consequências”, completou a gerente.
| Foto: Denilson Secreta |
Além das atividades voltadas ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul também conta, desde 2004, com o Projeto Toque de Vida, que prevê a capacitação dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e a sensibilização da comunidade quanto a necessidade de realizar Exame Clínico da Mama e Mamografia. Desde sua implantação os profissionais de saúde vêm desenvolvendo ações voltadas a conscientização das pessoas para detecção precoce do câncer de mama tendo possibilidade de aumentar a sobrevida e a cura da doença.
Entre os anos de 2012 e 2013, a estimativa é de que ocorram 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, sendo que 330 ocorrerão na Capital. Em estudo realizado com 393 mulheres usuárias da Estratégia de Saúde da Família em Dourados e com idade entre 40 e 69 anos identifica que a maioria das entrevistadas possuía algum conhecimento sobre câncer de mama, porém quase metade desconhecia qualquer um dos seus fatores de risco, o que reforça a necessidade de ampliar o trabalho de mobilização de toda a sociedade.
Mudança na rotina
Para a servidora Selma Rita Ferreira, a mudança de rotina após a descoberta de um nódulo no ano passado durante o auto exame foi imediata e também assustadora devido às possíveis consequências. “Já havia notado um pequeno nódulo ao fazer o auto exame em casa. Inicialmente não achei que fosse nada grave até por estar localizado próximo ao tórax. Mas a confirmação de que era um tumor veio após alguns dias durante uma consulta em um mastologista”, conta Selma.
“Fiquei muito preocupada, principalmente por causa da necessidade da cirurgia. A partir daí a sua rotina é outra, devido às sessões de quimioterapia e os constantes exames. Felizmente consegui retirar o nódulo sem graves consequências. Mesmo completando um ano após a cirurgia, a minha rotina é outra. O cuidado é maior e eu tento repassar para minhas colegas a importância do diagnóstico precoce, que foi o principal fator que evitou com que o nódulo provocasse consequências graves”, afirma Selma.
| Foto: Denilson Secreta |
De acordo com a SES, Mato Grosso do Sul é a 5ª unidade federada em mortalidade por câncer de mama. Para reverter essa situação seu enfrentamento requer estratégias, de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico precoce e o tratamento. As atividades e palestras do Outubro Rosa ocorrerão durante o mês de outubro, passando pelos principais instituições públicas e de saúde como: Hemosul, Lacen, Escola de Saúde Pública, Fiocruz entre outras.
Fonte: noticiasms
Por: Jefferson Gonçalves
Foto: Denilson Secreta