Foto: Wagner Guimarães/ALMS |
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou emenda constitucional estabelecendo a autonomia à Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), em julho deste ano. O fato foi comemorado pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT), autor de emenda similar que tramita no Parlamento estadual e restabelece a autonomia financeira à Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
“Eu quero ter a honra e a felicidade de ver estampada nos jornais de nosso Estado uma matéria parecida com essa, noticiando que essa Casa aprovou a autonomia da Uems. Essa Assembleia não pode ficar na retaguarda, ao contrário tem que se colocar na vanguarda do desenvolvimento do Estado”, disse Felipe Orro da tribuna da Assembleia durante a sessão desta quarta-feira (11).
A defesa da Uems é bandeira do mandato de Felipe Orro. No ano passado ele apresentou emenda ampliando o orçamento da universidade, o que resultou em uma renegociação e o governo cedeu em parte aos pleitos da reitoria e corpo docente. Neste ano Felipe Orro voltou a apresentar emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com esse objetivo e também uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para garantir, na Constituição, a autonomia financeira, didática e administrativa da instituição. Conseguiu o apoio de 10 parlamentares pela tramitação da matéria.
“Considero um crime o jovem de família pobre querer estudar, querer melhorar de vida, garantir um futuro melhor a ele e sua família, e os poderes públicos negarem essa oportunidade. Vejam nobres colegas, esse é um assunto da maior seriedade. Nós podemos mudar a história, mexer na vida de milhares de pessoas.”
Felipe Orro lembrou que a Uems tem um perfil extremamente adequado para o desenvolvimento do Estado. “Cerca de 90% dos acadêmicos da Uems são sul-mato-grossenses, 78% são egressos da escola pública e 87% permanecem no Estado após formados. Isso é muito importante, são dados de levantamento feito pela própria universidade. Revela o papel preponderante da Uems no desenvolvimento social do Estado”.
Ele reconheceu os investimentos que o governo está fazendo na universidade, ao anunciar a construção da sede própria e criação do curso de Medicina em Campo Grande, e entende que esse é o momento adequado para se discutir a autonomia financeira da universidade. “Quase todos os estados que possuem universidades estaduais já aprovaram a autonomia. Vejo que o governo está disposto a ajudar a universidade, então é hora dessa Casa chamar para si a discussão, buscar um entendimento com o governo e dar esse presente aos jovens de nosso Estado.”
O pronunciamento de Felipe Orro foi apoiado pelos deputados Marcio Monteiro (PSDB) e Lídio Lopes (PP). “Essa questão precisa ser discutida nessa Casa. Venho do movimento estudantil e vejo que precisamos dar essa oportunidade aos acadêmicos”, disse Lídio Lopes. “A situação da Uems realmente sensibiliza todos nós. Não tem como negar a importância desse tema. Nada mais justo do que darmos condições adequadas para a universidade oferecer um serviço de qualidade à comunidade acadêmica”, complementou Marcio Monteiro.
Administradores e acadêmicos lotam Assembleia para comemorar seu dia
Homenageados, deputados e diretores do CRA/MS - Foto: Marineiva Rodrigues/ALMS |
Por proposição do deputado estadual Felipe Orro (PDT), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na noite desta terça-feira (10/9) para homenagear o governador do Estado, André Puccinelli, e duas administradoras durante solenidade em comemoração ao Dia do Administrador, celebrado nessa segunda-feira (09).
Foto: ASSECOM |
A administradora Telma Cristina Fernandes Henriques recebeu o título Administrador Emérito de 2013 e Maura Catharina Gabinio e Souza a Comenda de Mérito Legislativo Mary Parker Follet. Já o governador recebeu a Comenda Mister Peter Drucker, a mais elevada honraria do CRA/MS (Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul).
A Comenda do Mérito Legislativo Mary Parker Follet foi instituída pelo deputado Felipe Orro através de Projeto de Resolução, em julho deste ano, para homenagear profissionais da área de Administração. O título Administrador Emérito de 2013 e a Comenda Mister Peter Drucker foram entregues pelo CRA.
Foto: ASSECOM |
Para o deputado, o evento é uma justa homenagem a uma importante categoria que tanto contribui para a economia do Estado, zelando pelo êxito dos empreendimentos e pela geração de empregos e renda. “É um reconhecimento à importância do profissional da administração para a sociedade em geral, por isso entendemos ser fundamental que seja lembrado e aplaudido pelo Parlamento, pelo Conselho Regional e por seus pares”, afirmou.
O governador do Estado, André Puccinelli, disse que ficou lisonjeado com a homenagem e que considera o ato uma gentileza dos amigos. “Eu sempre digo que administrar é ouvir a muitos e decidir sempre. Tenho na minha administração muitos profissionais formados na área e que me prestam relevantes serviços. Sinto-me honrado com essa homenagem, que nos motiva a trabalhar sempre mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Para a Maura Catharina Gabinio e Souza, há mais de 30 anos na profissão, a homenagem foi recebida com muita alegria. “É um reconhecimento do Conselho e da Assembleia, que representa o povo, e isso nos traz uma responsabilidade muito grande, de continuar contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado”, afirmou.
Foto: ASSECOM |
Telma Cristina Fernandes Henriques diz que receber o título de Administrador Emérito é o desejo de todo o profissional da área. “Essa homenagem nos honra e engrandece. Após 15 anos de atuação profissional me sinto realizada em receber esse reconhecimento dos meus colegas de profissão. É uma alegria muito grande, difícil até de expressar”, finalizou.
Para o presidente do CRA/MS, Harduin Reichel, os profissionais homenageados na noite foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido ao longo de suas carreiras e que são profissionais de sucesso. “São pessoas que ao longo da história fizeram a diferença, que deixaram seu legado para a sociedade. O governador, por exemplo, recebe essa honraria pelo que fez à frente da prefeitura de Campo Grande e do governo do Estado. Foi a decisão de toda uma categoria, que votou e o escolheu para ser homenageado”.
Foto: ASSECOM |
A Comenda - A escolha do nome da Comenda homenageia a advogada, filósofa, economista e administradora Mary Parker Follet, nascida em 1868, em Boston, nos Estados Unidos, e falecida em 1933. Ela é reconhecida como a “Profetisa do Gerenciamento” pelas ideias revolucionárias que formulou e pelos métodos que antecipou. Mary Parker Follet deu maior importância às relações individuais dos trabalhadores e analisou seus padrões de comportamento, dando origem à política de recursos humanos que evoluiu para dinamizar as relações de trabalho.
Palestra - Após as homenagens o mestre em administração Wanderlei Passarella proferiu a palestra com o tema “O Despertar dos Líderes Integrais”, baseado em livro com o mesmo título e que foi autografado pelo autor no evento. Em seu livro, Passarella analisa as características necessárias na nova liderança forjada pelas circunstâncias atuais da economia globalizada e com desafios ainda mais abrangentes.
Fonte; ASSECOM
Por: João Prestes