Ele é procurado pelo governo dos EUA após ter vazado informações.
Americano obteve asilo por um ano e está em 'lugar seguro', diz advogado.
O ex-consultor americano Edward Snowden é visto nesta sexta-feira (12) em Moscou, em imagem divulgada pela Human Rights Watch (Foto: AFP) |
O ex-consultor americano Edward Snowden recebeu os documentos necessários e deixou a área de trânsito do aeroporto de Moscou, onde estava retido desde 23 de junho, rumo a um "local seguro" em território russo.
"Eu acabei de entregar a ele os documentos do serviço federal de migração da Rússia", disse Anatoly Kucherena, advogado russo que auxilia o americano, segundo a agência russa Interfax.
O advogado afirmou que os papéis têm validade de um ano, e que Snowden rumou para "lugar seguro", que não será revelado publicamente.
"A segurança é uma questão muito importante para ele", disse Kucherena.
A informação sobre sua saída foi confirmada por autoridades do aeroporto Cheremetievo.
O americano, ex-consultor dos serviços de inteligência dos EUA, é procurado pelas autoridades americanas após ter vazado informações sobre os programas de monitoramento de telecomunicações do governo.
O caso repercutiu internacionalmente e gerou um grande debate sobre a privacidade dos usuários da Internet.
Snowden havia pedido asilo temporário à Rússia para depois possivelmente viajar para um país latino-americano, mas ainda não se sabe ao certo quais serão seus próximos passos.
Do G1, em São Paulo