A prefeitura municipal de Bataguassu, através da secretaria municipal de saúde, realizou em comemoração ao dia 28 de julho, que é comemorado o dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, varias ações na cidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam cerca de 330 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C no mundo. A doença ataca o fígado e compromete o funcionamento do corpo humano. O vírus “A” é transmitido por água e alimentos contaminados. Por ser uma doença aguda ela sempre evolui para cura. Já a “B” é considerada uma doença sexualmente transmissível e também pode ser transmitida da mãe contaminada para filho na amamentação, já o tipo ” C” é transmitido através do sangue.
No tipo “B” e “C” existem chances de cura, porém a maior chance é de se tornarem crônicas.
Os principais sintomas da doença são: cansaço, fadiga, dor abdominal, urina escura (cor de café), fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro), febre, perda de apetite, diarreia náuseas, vômitos.
As Unidades Básicas de Saúde de Bataguassu, oferecem a vacina contra a Hepatite “B”, sendo grupos prioritários: coletores de lixo, profissionais do sexo, manicures, doadores de sangue, gestantes após o primeiro trimestre, trabalhadores de saúde, portadores de doença sexualmente transmissíveis, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, usuários de drogas injetáveis, homossexuais e pessoas até 49 anos.
Nesta semana a Secretaria estará desenvolvendo ações como vacinação dos grupos de risco, além de visitas aos salões de beleza para orientação sobre técnicas de esterilização de materiais, coleta de sorologia para Hepatite B dos funcionários da saúde mais vulneráveis e atualização do calendário vacinal e orientação aos profissionais do sexo e homossexuais.
Fonte: ASSECOM / Prefeitura de Bataguassu
Fotos: ASSECOM