A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou por mais dois anos a intervenção administrativa na Enersul e em mais sete concessionárias do grupo Rede Energia. A decisão foi publicada nesta terça-feira pela agência reguladora.
A intervenção foi decretada em 31 de agosto de 2012 pelo prazo de um ano, mas precisou ser estendida devido à indefinição quanto ao futuro e transferência de controle da empresas. A decisão considerou que o endividamento das concessionárias coloca em risco a prestação adequada dos serviços de distribuição de eletricidad
Além de Mato Grosso do Sul, onde a intervenção está sendo dirigida por Jerson Kelman, os estados do Tocantins, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, também passam pelo processo.
A medida está prevista na Lei nº 12.767/2012, que prevê em seu artigo 5º, parágrafo 2º, a prorrogação uma única vez por até mais dois anos, a critério da ANEEL.
O grupo Rede, que controla a Enersul entrou com processo de recuperação no ano passado. Um plano já havia sido apresentado pela Energisa. A proposta era pagar R$ 1,95 bilhão aos credores e R$ 1,1 bilhão para a realização de investimentos. A empresa propõe ainda desconto de 75% para o pagamento aos credores, enquanto a anterior previa desconto de 85%. Porém, a assembléia de credores não chegou a nenhuma conclusão sobre o processo.
Fonte: midiamax
Por:Tainá Jara
Foto: Divulgação