Com 54 mortes por câncer bucal, em três anos, campanha de prevenção alerta campo-grandenses - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

03/11/2014

Com 54 mortes por câncer bucal, em três anos, campanha de prevenção alerta campo-grandenses


A Semana de Prevenção do Câncer Bucal que começou nesta segunda-feira (3), pretende alertar a população sobre o perigo dessa doença silenciosa e que está entre os cinco tipos de câncer mais comuns. Nos últimos três anos, Campo Grande registrou 54 casos com morte.

Segundo o presidente CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia) Francisco Carlos Grilo, o principal objetivo da campanha é orientar a respeito da importância de obter o diagnóstico precoce da doença. “Esse câncer é totalmente tratável desde que seja descoberto no início, no entanto, 30% dos pacientes descobrem muito tarde e alguns acabam morrendo”, lamentou.

Conforme o presidente do CRO, o câncer bucal aparece como pequenas úlceras e muitas vezes a doença é confundida com aftas que não curam. Para não correr esse risco, o dentista recomenda que o exame seja feito regularmente, uma vez a cada ano, e que os pacientes fiquem atentos a algumas situações específicas.

“É necessário diferenciar uma afta de uma ferida que não sara. A higiene bucal também é fundamental e os pacientes devem adotar algumas prevenções importantes como não tomar sol nos lábios, não permanecer com dentes quebrados, além de evitar o consumo de álcool e cigarro, pois, são fatores que possibilitam a doença.”, destacou.

Pesquisas sobre o câncer bucal revelam que em 92% dos casos os pacientes são fumantes e que a doença é mais comum a partir dos 40 anos. A Dentista especialista e estomatologia, Ellen Giovavini, informou de que em Campo Grande existem três Centros Especializados em Odontologia, nos Bairros Guanandi e Cidade Morena e outro no centro da Capital.

O exame de câncer bucal é oferecido pelo SUS (Sistema único de Saúde) em todas as unidades de saúde da Capital. A cabeleireira Akemi Oshiro, de 58 anos, disse que sentia dores durante a mastigação e aproveitou a campanha para realizar o exame e em menos de cinco minutos, o diagnóstico de inflamação na gengiva trouxe alívio. “A partir de agora vou fazer o exame regularmente”, declarou.

Nesta tarde, odontólogos da Remus (Rede Municipal de Saúde) participam de uma palestra sobre prevenção do câncer bucal, na sede do auditório da Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

A dentista e coordenadora do Serviço de Odontologia da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Maisa Okama, ressaltou que nesta semana as ações de prevenção serão intensificadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Bairro Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho e Coophavila II.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (7), das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com atividades educativas como detecção de lesões bucais com potencial cancerígeno, palestras e distribuição de folders e orientações sobre autoexame.



Fonte: midiamax
Por:Aline Machado e Munyz Arakaki
Foto:Munyz Arakaki