Três Lagoas, MS : Ciclo de palestras marcaram a abertura oficial da 37ª Expotrês - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

17/06/2014

Três Lagoas, MS : Ciclo de palestras marcaram a abertura oficial da 37ª Expotrês


Palestrantes e autoridades


Ontem, 16 de junho, o Sindicato Rural de Três Lagoas realizou a abertura oficial da 37ª Expotrês. O evento, que teve a participação de diversas autoridades, contou também com três palestras, informando os participantes sobre a situação da pecuária, agricultura e também de Mato Grosso do Sul.


Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Pascoal Secco, “hoje é uma data muito especial para todos que organizaram esse evento. Sem dúvida, somos uma das maiores exposições de Mato Grosso do Sul, em número de animais. Dificuldades temos em todos os setores, mas estamos firmes em nossos propósitos”, ressalta.

Representando o legislativo, o vereador Tonhão disse que “Três Lagoas ganha com um evento como esse. Precisamos mostrar para todos o potencial de nossa cidade na área da pecuária e da agricultura”, conclui.

O Deputado Estadual Eduardo Rocha também esteve presente e reforçou o compromisso de sempre olhar de forma diferenciada aqueles que lidam diretamente com o campo. “Estamos felizes. Três Lagoas completou 99 anos de muita alegria e comemorações. Hoje, estamos comemorando mais uma 37ª Expotrês. Parabéns para todos”.

Na oportunidade, a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, mostrou-se muito feliz com a abertura da 37ª Expotrês. “Mesmo sendo uma exposição técnica, temos que mostrar o nosso melhor. Não adianta termos indústria sem a participação ativa do produtor rural. Três Lagoas é uma cidade diferenciada devido isso. Parabéns Sindicato Rural”, finaliza Márcia.

Palestras


A noite de lançamento da Expotrês também teve a contribuição de nomes que representam Mato Grosso do Sul. O primeiro palestrante foi Eduardo Ridel. Eduardo é presidente do Sistema Famasul, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, graduado em Ciências Biológicas em Genética (UFRJ), mestrado em Zootecnia (UNESP), MBA em Gestão Empresarial, Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas e curso estratégia para Dirigentes Empresariais em Fontainebleau (França).

Eduardo falou sobre sucessão familiar. Segundo ele, “pertenço à sexta geração de produtores rurais. Quando pensamos nesse tema, temos que refletir, pois na maioria das vezes somos empresas familiares e não grandes corporações. Quem transfere algo para a geração seguinte, precisa fazer um planejamento e também uma gestão forte”, ressalta.
O palestrante disse que hoje existem diversos métodos para quem queira transferir suas propriedades para seus herdeiros. “Temos assessorias que sempre orientam que precisamos transformar o herdeiro em um sócio. Não é fácil, todavia, a transparência é fundamental para isso dar certo”, finaliza.

A segunda palestrante, a ex-secretária da Seprotur, Drª Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, falou sobre o Desenvolvimento Econômico do MS - Expansão Econômica da Costa Leste (Bolsão). Para Tereza, o trabalho que ela desenvolveu desde 2007 proporcionou uma grande bagagem de conhecimento para falar sobre esse assunto. “Quando o campo vai mal, a cidade também vai. Grandes empresas vieram para Mato Grosso do Sul, em especial Três Lagoas, o que faz com que precisem também do campo. As coisas mudam e evoluem constantemente. Mato Grosso do Sul era um grande importador de energia. Hoje, o estado é exportador de energia renovável”.


Tereza fala também da contribuição da floresta para o município. “ Mato Grosso do Sul está com aproximadamente 720 hectares de florestas plantada. Três Lagoas é a capital mundial da celulose. Graças a isso, somos destaque em revistas. Temos que acreditar, pois a Costa Leste está progredindo e muito”, finaliza.



E para fechar com chave de ouro, o último palestrante, Daniel Marcelo, reforçou que “o Brasil tem passado por um grande crescimento. Temos uma parcela muito boa no mercado e também contribuímos com o consumo internacional. O produtor rural é um dos representantes disso tudo”.

Público prestigiou a abertura da 37ª Expotrês
Expositores

No pátio do Sindicato Rural, estão instaladas tendas de diversos expositores como: Jhon Deere – Seiva; New Holland – Ottoboni; Anacleto; Nativa sementes e mudas; Aquarela – água mineral; Renault; Nissan, Apravel Chevrolet, Toyota, Land Rover, Kampai – grupo Enzo Campo Grande. A churrascaria Na telha Cupim irá instalar um bar, onde serão vendidas porções e bebidas. A 37ª Expotrês vai até o dia 22 de junho. Participem.


Fonte: Assecom
Por: Rafael Furlan