Entre as apresentações as escolas, entidades e grupos étnicos e projetos procuraram manter vivos os costumes e a história são-gabrielense.
Comemorar 34 anos de emancipação política como uma cidade de destaque regional, pelo crescimento em diferentes setores, ressaltando os valores históricos e a memória daqueles que colaboraram para a sua fundação, sempre foi uma característica e uma marca muito forte das administrações anteriores do atual prefeito, Adão Unirio Rolim (PR), que está sendo resgatada neste dia 12 de maio, quando autoridades e comunidade participaram das comemorações alusivas ao aniversário de São Gabriel do Oeste.
Com o tema “Eu sou São Gabriel: Cidade pra ser Feliz!”, as escolas não pouparam esforços e dedicação para abrilhantar a comemoração. As apresentações foram abertas pelo Grupo de Ballet da Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste (FUNGAB) coreografada pela professora Elisângela Albertini. Na sequência foi a vez dos alunos e professores da CEDESG/APAE, seguidos pelo Centro Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança, que representou todos os CMEIS da cidade. Os pequenos dançaram ao som da música Whisky a Go-Go do Grupo Roupa Nova.
As apresentações foram acompanhadas de perto pelo Prefeito Adão Rolim e os secretários municipais e presidentes de Fundação. Os alunos da Escola Fabiano de Cristo dançaram ao som da música “Esperança”, do cantor Daniel. Em seguida foi a vez dos alunos da Comunidade Kolping São Francisco de Assis e Obra Kolping Estadual. Os alunos da Escola Senador Filinto Muller, contaram a história do Areado através da dança Catira. A música “Aqui” foi interpretada pelos alunos da Escola Ênio Carlos Bortolini. O ponto alto da primeira noite foi a apresentação da Escola Nilma Glória Gerace Gazineu que apresentou uma paródia da música “60 dias apaixonado”, intitulada “34 anos apaixonados”.
As últimas escolas a se apresentarem foram as escolas Armelindo Tonon e Pingo de Gente. Na segunda noite o grande destaque ficou por conta da Escola Estadual São Gabriel, que levou o público ao delírio com uma apresentação emocionante e criativa feita com jogo de luzes, nunca antes vista em São Gabriel do Oeste, denominada Teatro de Luz. As apresentações mostram a evolução das escolas a cada ano que passa, trabalhando com muita criatividade e dedicação.
No domingo a emoção ficou por conta das apresentações dos Grupos Étnicos como dos alemães, italianos, nordestinos e dos gaúchos nas apresentações da invernada artística do CTG Chama Crioula, as apresentações, que não só mostraram beleza e desenvoltura, como também enalteceram o verdadeiro sentido do tema da festa “Eu sou São Gabriel: Cidade Pra Feliz”. Em meio às apresentações, cantores locais e dois grandes shows agitaram o público presente nas duas noites de festa.
Na segunda-feira (12), aconteceu o Ato Cívico que contou com a presença da Vice-Governadora, Simone Tebet, do Deputado Federal, Geraldo Resende, Deputados Estaduais, Márcio Fernandes e Carlos Marun, do Prefeito de Coxim, Aloizio São José, Vereadores, Secretários Municipais, e Autoridades Civis e Eclesiásticas. Um dos momentos mais emocionantes da noite, foi o corte do bolo e o show pirotécnico. As festividades deste ano, a dupla João Lucas e Walter Filho, que agitaram o Centro de Eventos, Felipe Eduardo Grimm.
O prefeito Adão Rolim, falou sobre a importância do resgate. “Culturalmente, São Gabriel do Oeste também está crescendo muito, estes são momentos de grandes emoções por trazer lembranças inesquecíveis da época em que nossos pioneiros iniciaram a história que ainda estamos construindo, fico muito feliz porque estamos resgatando valores inestimáveis como família, cidadania e a harmonia que sempre tivemos por esta cidade. Por isso “Eu Sou São Gabriel do Oeste”, finalizou o prefeito Rolim repetindo a frase que foi o tema da festa este ano.
Fonte: Texto e fotos de Victor Currales