Emagrecer pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas quando aliada a uma boa alimentação, a exercícios físicos e hábitos saudáveis, perder aqueles quilos indesejáveis passa a ser possível, principalmente depois de uma longa noite de sono. Segundo especialistas dormir bem também ajuda no processo de emagrecimento, mas para muitas pessoas conseguir dormir no mínimo oito horas por noite não é das tarefas mais fáceis, afetando diversas atividades realizadas diariamente, inclusive o emagrecimento.
A personal trainer Fernanda Oliveira explica que o sono é essencial para manter o corpo descansado, produzindo as energias necessárias para o dia seguinte e colaborando o bom funcionamento do metabolismo, responsável por queimar as calorias ingeridas, por meio da produção e liberação de hormônios. Quando dormimos o corpo libera hormônios de crescimento, aumenta a produção de leptina (hormônio peptídico) que colabora com a saciedade e diminui o hormônio grelina responsável por aumentar o apetite. Sendo assim, com uma noite bem dormida o metabolismo se acelera e os hormônios se regulam colaborando para o emagrecimento.
Ter uma noite boa noite de sono é indispensável para manter o funcionamento eficaz e saudável do organismo. Como explica a nutricionista Ana Carolina Hamati durante o nosso sono acontecem funções bioquímicas e hormonais que favorecem a saúde de um indivíduo, mas quando interrompidas os efeitos são completamente contrários, trazendo sintomas desagradáveis e prejudiciais para a saúde. “Uma noite bem dormida, com qualidade é necessário para que funções bioquímicas e hormonais aconteçam e se a noite de sono for prejudicada essas funções também serão trazendo sintomas desagradáveis durante o dia, desde uma simples dor de cabeça a uma maior facilidade de acúmulo de gordura abdominal”, explica a nutricionista.
É imprescindível manter uma rotina que permita ter uma longa noite de sono e de qualidade, do qual colaborará não só para o emagrecimento, mas também na realização de exercícios e outras atividades realizadas diariamente. Caso tenha dificuldade para dormir busque por profissionais qualificados que possam indicar os melhores tratamentos.
Fonte: maissaude.com.br