Campeões de cada categoria (exceto superligeiro) garantem vaga na terceira e última etapa da Seletiva Rio 2016. Competição encerrou-se domingo em Campo Grande
Técnico Igor Rocha no topo do pódio, representando MS no brasileiro sub-21 de judô
(Foto: DIvulgação/CBJ)
|
As cinco medalhas de ouro conquistadas pelos judocas sul-mato-grossenses garantiram ao estado o título de campeão geral do brasileiro sub-21 de judô, disputado neste fim de semana em Campo Grande. No quadro geral de medalhas, Mato Grosso do Sul ficou à frente de Rio Grande do Sul com quatro, São Paulo com três, Minas Gerais com duas e Rio de Janeiro com uma. A competição reuniu cerca de 250 atletas de 26 estados do país no ginásio do Colégio Dom Bosco, na capital.
No sábado pela manhã, os sul-mato-grossenses faturaram dois ouros, com Larissa Farias e Yuri Lourenço, ambos na categoria superligeiro. À tarde, Layana Colman venceu na categoria meio leve, enquanto que Gratychewa Farias e Vinicius Castro faturaram bronze na categoria leve. O primeiro dia de disputas encerrou com o bronze de Ana Paula Prates (meio médio) e o ouro de Mariana Veiga (médio).
As lutas válidas pelas categorias pesado e meio pesado marcaram o encerramento do brasileiro na manhã deste domingo, e a medalha dourada de Camila Gebara na categoria pesado garantiu a Mato Grosso do Sul a liderança no quadro geral. Já na meio pesado, Felipe Espindola e Gabriela Paliano perderam na disputa pelo bronze.
| Layana Colman finaliza adversária e fatura ouro no meio leve (Foto: DIvulgação/CBJ) |
A seleção sul-mato-grossense contou ao todo com 16 judocas em oito categorias. Ao término da competição, o técnico Igor Rocha destacou o trabalho de formação de atletas que vem sendo desenvolvido no estado.
- Esses resultados que conquistamos hoje são de um longo trabalho que desenvolvemos aqui. Nosso estadonão tem poder aquisitivo para contratar atletas. Somos um estado formador. Três meninas que foram campeãs treinam comigo desde pequenas. Estamos fazendo história ao ganhar dos grandes centros - disse Igor, descobridor e mentor das campeãs Larissa Farias, Layana Colman e Mariana Veiga.
O campeonato brasileiro sub-21 de judô dá aos campeões de cada categoria uma vaga para a disputa da terceira e última etapa da Seletiva Rio 2016. A exceção é a categoria superligeiro porque não é uma categoria olímpica.
Por GloboEsporte.comCampo Grande
Para ler mais notícias do Globo Esporte MS, clique em globoesporte.com/ms.