Ribas Folia 2014 foi seguro, beneficente, cheio de atrações e repercutiu em todo Estado - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

06/03/2014

Ribas Folia 2014 foi seguro, beneficente, cheio de atrações e repercutiu em todo Estado

Os quatro dias de carnaval em Ribas do Rio Pardo resultaram em benefícios diversos para a população e poder público em 2014. A Polícia considerou o evento seguro. Foi beneficente porque o lucro da comercialização de bebidas foi para as Associações de Pais e Mestres de oito escolas mais o Departamento de Esportes. Três artistas estiveram no palco mais o desfile de dois blocos e o projeto social de outro bloco e, quanto à divulgação, as emissoras de TV exibiram as imagens gratuitamente para todo Mato Grosso do Sul.

A população animou os quatro dias  do Ribas Folia 2014-70 Anos de Alegria

Cantora Lia Mayo e sua banda, com dois músicos de Ribas, foi atração principal do Ribas Folia 2014-70 Anos de Alegria
O Carnaval foi seguro na opinião do Delegado de Polícia Civil, Reginaldo Salomão. Ele fez uma comparação com os números do carnaval do ano passado e constatou, facilmente, a diferença para melhor este ano. Estão registrados na Delegacia de Polícia Civil um roubo que aconteceu perto da sede da Câmara Municipal, uma perturbação de sossego em frente a uma conveniência próxima ao local do carnaval e um arrombamento.

Autoridades entregaram a chave da cidade nas mãos do Rei Momo Itamar e da Rainha Valquíria


“O roubo já está esclarecido, no caso da perturbação de sossego o carro foi apreendido e o arrombamento já tem autores identificados”, explica o delegado Salomão. Além de números totais em menor quantidade, o balanço da Polícia Civil garante que a gravidade das ocorrências também foi de menor impacto do que as do ano passado.

Em 2013, foram registradas uma ocorrência de tentativa de homicídio, uma de lesão corporal (agressão), uma embriaguez ao volante, três furtos no entorno do local do carnaval de rua, uma ameaça diretamente relacionada ao evento e um caso de desacato a autoridade.
Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Escola de Samba Catedráticos do Samba, de Campo Grande, entre as atrações do Ribas Folia 2014
Escola de Samba Catedráticos do Samba, de Campo Grande, trouxe destaques de chão para sua apresentação em Ribas


Para o delegado, este ano foi possível desenvolver um melhor trabalho preventivo em conjunto com a Polícia Militar e o apoio da administração pública, que contratou maior número de seguranças para atuar no interior do evento. “Isto além das medidas adotadas pela Polícia e pela Prefeitura de proibir a venda de bebida no entorno e iniciar o evento no horário e terminar no horário também”, esclarece o delegado Salomão.

Ele elogia como eficiente também o Alvará do Poder Judiciário de Ribas que, através do Juiz de Direito Marcelo Guimarães Marques, só permitiu a presença no evento, de menores de 16 a 18 anos com autorização dos pais ou responsáveis e ainda portando documento com foto. Menores de 16 anos, mesmo acompanhados, não puderam entrar à noite, somente nas duas matinês, durante o dia.
Rei Momo Itamar e Rainha Valquíria comandaram a cidade de Ri9bas durante os quatro dias do período carnavalesco
Cantor Fabinho Bahia empolgou a multidão com o seu “TêTêTê TeTeTe Têêê” que fazia os foliões correrem de um lado para outro
O sertanejo Vitor, da dupla Vitor e Vinicius, deu uma “palhinha” no Ribas Folia e fez versão local com Fabinho Bahia
Crianças e pré-adolescentes com menos de 15 anos de idade, se divertiram a valer em duas matinês programadas pela Comissão Organizadora


O Ribas Folia 2014-70 Anos de Alegria, cujo tema foi alusivo ao aniversário do município que será comemorado dia 19 de março, foi beneficente porque rendeu cerca de mil reais para cada Associação de Pais e Mestres de oito Escolas da rede municipal: Escola Iracy da Silva Almeida (ISA), São Sebastião, Alcindo Vicente Ferreira, Mareide Monteiro de Lima, Balão Mágico, CEINF Ivone Abes, Creche Pingo de Gente, Escola Pólo e, também, para o Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Em termos de atrações, o investimento financeiro compensou: o Ribas Folia teve no palco a cantora Lia Mayo, famosa pelos carnavais já realizados em Jardim, Bonito e Corumbá, por exemplo; o cantor Fabinho Bahia, a cantora Dilly, a Escola de Samba Catedráticos do Samba, na abertura, e três blocos carnavalescos do município.

Diretoria do bloco “100 Nóis 100 Festa” manteve a tradição com seu projeto especial voltado para as crianças

Bloco Tuiuiu se apresentou com alegorias e faixa parabenizando o município de Ribas do Rio Pardo pelos seus 70 anos
Bloco O.B. (Operação Bum Bum) mostrou força ao 
exibir alegorias gigantes e a maior quantidade de foliões em sua apresentação

Isto sem contar a visita do cantor sertanejo Vitor, da dupla Vitor e Vinicius, que veio passar o carnaval em Ribas, foi convidado e aceitou dar uma “palhinha” na matinê de domingo, dia 2. As despesas de transporte e estadia para todos os músicos e cantores foram por conta da banda. Além dos artistas, A Rainha Valquíria Cássia e o Rei Momo Itamar, animaram a festa, após receber a chave Da cidade das mãos do prefeito José Domingues Ramos, o Zé Cabelo.
Cantora Dilly entre as atrações que animaram o
 Ribas Folia 2014-70 Anos de Alegria

Além dos artistas, os blocos mostraram ser uma atração à parte no Ribas Folia 2014. O “100 Nóis 100 Festa” desenvolveu seu tradicional projeto social em benefício das crianças, na matinê de domingo. O “Tuiuiu” e o “O.B.” (Operação Bum Bum) fizeram um desfile de encerramento, na madrugada de quarta-feira, com alegorias que impressionaram o público.

Todo trabalho da ação integrada das secretarias da administração pública, em conjunto com os blocos carnavalescos, resultou na repercussão, sem ônus, em Todo Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos. Isto porque, os departamentos de jornalismo (não comercial) de emissoras como TV Morena (afiliada da Rede Globo), SBT MS e TV Record MS, mostraram as imagens do Ribas Folia 2014 nos seus telejornais.

Logo pela manhã, no Bom Dia MS, da TV Morena; depois, no programa O Povo na TV, do SBT MS; e no telejornal MS Record, às 12h30min, na TV Record MS. Incontável número de turistas visitaram Ribas no período do carnaval este ano. Foram quatro noites de bailes carnavalescos e duas matinês.

Por: AscomPMRRP-Ademar Cardoso