Lançada ordem de serviço da construção do novo Fórum da Comarca de Coxim - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

10/02/2014

Lançada ordem de serviço da construção do novo Fórum da Comarca de Coxim

 

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (07), a ordem de serviço da construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Coxim, na avenida General Mendes de Morais, no bairro Jardim Aeroporto.

A cerimônia contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Souza Chaves, ex-presidente do Tribunal de Justiça Luiz Carlos Santine, diretor do Fórum da Comarca de Coxim, Claudio Muller Pareja, Presidente de OAB de Coxim (Ordem dos Advogados) Juscelino Oliveira da Rocha, representando a Câmara Municipal vereador Carlos Henrique (PR), prefeito de Coxim Aluizio São José (PSB) e do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), além de várias outras autoridades.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Santine, disse ao Coxim Agora que em 2011 enquanto presidente do Tribunal de Justiça foi um dos interlocutores do então projeto, através de reuniões setoriais com o juiz diretor do Fórum Cláudio Muller Pareja e também com a administração municipal anterior, discutiram a possibilidade de uma nova estrutura do judiciário no município. Além disso, foi pauta da discussão a instalação da 3ª Vara da Infância e Juventude, que entrou em atividade no ano passado.
De acordo com deputado estadual Junior Mochi, o objetivo de uma obra dessa dimensão é dotar o Poder Judiciário de infra-estrutura física e material para melhor atender a população na distribuição da justiça. “Quando o cidadão procura o Fórum, ele quer que através da ação da justiça possa ser contemplado no seu direito. Então, quando o Poder Judiciário informa que vai construir um novo prédio, com todos os requisitos que se faz necessário em prédios públicos como, acessibilidade, conforto, sistemas de informação tecnológica, você proporciona a sociedade um melhor atendimento, além disso, a construção do novo prédio vai gerar emprego e renda”, declarou o deputado.

Conforme o juiz e diretor do Fórum Cláudio Muller Pareja, desde 2009 quando ele chegou à cidade, os demais juízes já pleiteavam essa melhora perante o Tribunal de Justiça. Houve uma discussão para se fazer uma reforma do prédio antigo, mas depois que a Prefeitura Municipal de Coxim, através da ex-prefeita Dinalva Mourão (PMDB), realizou a doação do terreno, houve o interesse da construção do novo prédio que felizmente começa a ser implantado hoje. “Eu como diretor do Fórum vou ter a honra de participar do início da obras”, disse.

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, a construção no novo prédio do Fórum com certeza criará melhores condições para a distribuição da justiça na nossa cidade, trazendo benefícios para toda a população. É um prédio muito moderno, são quase 1, 500 metros de área construída que vai abrigar melhor as varas, os setores e também todos aqueles que lidam com a justiça. Um fator importante desta obra é a questão da acessibilidade para deficientes físicos que o prédio antigo não tem. O município fica muito feliz porque há a possibilidade da doação do prédio antigo para a futura instalação da Prefeitura Municipal.

Ainda conforme o prefeito, caso o Tribunal de Justiça faça a doação do antigo prédio do Fórum a Prefeitura, será feita uma reforma e a adequação, conforme as exigências legais com toda a estrutura de acessibilidade. Ainda de forma extra-oficial Aluizio informou em primeira mão que já trabalha com a possibilidade de buscar recursos para a reforma do prédio, para que quando o município tiver oficialmente recebido a doação, todo o processo já esteja bem avançado

Fonte: Assecom 
Foto: Maikon Leal