Agora já são seis os municípios de MS contemplados com o programa Cidades Digitais.
Divulgação |
Corumbá, Dourados, Iguatemi, Aquidauana, Terenos e Sidrolândia são os municípios beneficiados em MS.
O deputado Antonio Carlos Biffi comemorou a inclusão de mais três municípios sul-mato-grossenses no programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O anúncio foi feito ontem, dia 14, em conjunto pelos ministérios das Comunicações e do Planejamento, e foram contempladas as cidades de Aquidauana, Terenos e Sidrolândia.
Nesta nova etapa do Cidades Digitais foram incluídos municípios com até 50 mil habitantes. Ao todo 262 de todas as regiões do país, que vão contar com um investimento de R$ 201,7 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na seleção, foi levada em consideração uma combinação fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga.
Os municípios do Estado foram contemplados graças ao trabalho do deputado Antonio Carlos Biffi e o Senador Delcídio do Amaral, que fizeram gestões no Ministério das Comunicações. Segundo Biffi, o objetivo é modernizar a gestão municipal. “Queremos facilitar a vida do cidadão no atendimento dos serviços públicos e possibilitar o acesso gratuito à Internet banda larga em praças, parques e outros locais públicos”, destacou o parlamentar.
O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Na primeira etapa do programa foram contemplados os municípios de Corumbá, Dourados e Iguatemi.
O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a definição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Biffi também ressaltou a necessidade de ampliar o Cidades Digitais para outros municípios de Mato Grosso do Sul. “Vamos continuar cobrando no Ministério a ampliação do programa para outras localidades no Estado”, enfatizou ele.
Fonte: ASSECOM