Figueirão: Eleito há dois meses, prefeito e vice-prefeito tem diploma cassado e pode haver 3ª eleição - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

16/09/2013

Figueirão: Eleito há dois meses, prefeito e vice-prefeito tem diploma cassado e pode haver 3ª eleição

Prefeito de Figueirão ao vencer as eleições
em julho de 2013
O prefeito de Figueirão – distante a 244 km de Campo Grande, Neilo Souza da Cunha, (PMDB) e seu vice-prefeito Rogério Rodrigues Rosalin, (PR) tiveram os diplomas cassados e estão inelegíveis pelo período de oito anos. A decisão foi proferida na última sexta-feira (13) pelo juiz eleitoral de Costa Rica, Walter Artur Alge Netto.

Neilo foi eleito no último dia 7 de julho, por meio das eleições suplementares. Contudo o juiz entendeu que ele teria praticado abuso de poder econômico e cassou seu diploma.

Além disso, no mesmo processo foi aplicada multa no valor de R$ 45 mil ao prefeito, o vice-prefeito e a outros envolvidos em um processo por compra de voto, que são Eder Pereira Bruno, Adão Maciel da Rocha Junior e José Cícero de Souza.

“O valor da multa pecuniária fora fixado com fundamento na quantidade de envolvidos, no numero de fatos demonstrados e na mínima diferença devotos entre os candidatos (13 votos)”, salienta o juiz na decisão.

O prefeito foi eleito sete meses depois que a justiça eleitoral cassou o mandato do prefeito reeleito Getulio Furtado Barbosa, (PMDB), também acusado de abuso do poder econômico.

Neilo venceu a eleição com diferença de 13 votos, 50,31% dos votos validos, Juvenal Consolaro, (PTB) o outro candidato teve 49,69% dos votos validos.

O juiz determinou ainda que tanto o prefeito quanto o vice-prefeito sejam afastados dos cargos e o presidente da câmara vereador Tigrão(PMDB).

Da decisão cabe recurso, mas se a cassação for confirmada a justiça eleitoral deverá realizar novas eleições no município, uma vez que Neilo teve mais de 50% dos votos validos.

Crime

Prefeito e vice foram denunciados ao MPE (Ministério Público Eleitoral) no dia 10 de julho, por eleitores informando que haviam votado nos candidatos depois de aceitarem receber vantagens e dinheiro em troca do voto. Um dos eleitores gravou a conversa.

Segundo os autos, Enivaldo Cabral Garcia seria uma das pessoas que denunciaram a prática de compra de votos pelos políticos. Ele disse que votou nos candidatos Neilo e Rogério, porque Rogério o procurou e prometera custear todo o procedimento para expedição de sua CNH (Carteira nacional de Habilitação e ainda se pré dispôs a custear as despesas para expedição da CNH de um colega, também em troca de voto.

Enivaldo conta que a mando de Rogério, uma pessoa repassou R$ 800 a uma Auto Escola, para pagar os procedimentos de emissão do documento.

O eleitor Milton Cezar Nagioti também afirma ter recebido um deposito em sua conta bancaria no valor de R$ 500,00. Outras duas pessoas que testemunharam também afirmam ter recebido propostas de grana e fornecimento de mão de obra para construção de casa, desde que votassem em Neilo.


Fonte: Midiamax
Por: Diana Gaúna
Foto: Reprodução/FalaMS