O pacote de pavimentação asfáltica anunciado pelo governador André Puccinelli (PMDB) na noite de quinta-feira (15), no Clube Estoril, em Campo Grande, vai reduzir distâncias que uma parcela significativa da população precisava percorrer para acessar determinadas regiões. Consequentemente diminui o tempo e o custo da viagem, resultando em economia e qualidade de vida. E o mais importante, na avaliação do deputado estadual Felipe Orro (PDT), que acompanhou o lançamento do pacote de obras: essas rodovias abrem novas perspectivas econômicas que em médio prazo vão alterar significativamente o mapa da distribuição de riquezas de Mato Grosso do Sul.
“Há muito tempo tenho observado que a logística implantada impõe a desigualdade econômica do Estado. Favorece as cidades localizadas na divisa com São Paulo, por estarem próximo a um grande mercado consumidor; a Capital, que está no eixo de duas importantes rodovias e uma ferrovia; e a região da Grande Dourados, também na rota da BR-163, o maior escoador da safra agrícola de toda região Centro-Oeste. As outras regiões não conseguem se desenvolver, nenhuma indústria quer se instalar onde não tem estrada boa para escoar a produção. Mas a visão empreendedora do governador André Puccinelli está desenhando um futuro diferente para Mato Grosso do Sul”, avaliou Felipe Orro.
Ele cita como exemplo do que já foi feito, a pavimentação da BR-359 (Coxim a Costa Rica, passando por Alcinópolis), e da MS-436, entre Alcinópolis e Figueirão. “Era uma região inóspita. Quando chovia nada trafegava, nem carro pequeno, nem caminhão, nem ônibus. As cidades ficavam isoladas. Agora toda região Norte está interligada por asfalto e o investimento já trouxe transformações profundas na vida das pessoas e na economia local. Passei há pouco tempo por Alcinópolis e Figueirão, é outra paisagem. Construções sendo erguidas por todo lado, a terra se valorizou demais, o comércio ganhou vida”, comenta.
São Paulo mais perto
Mas a grande expectativa está nas obras anunciadas agora pelo governador. Entre elas, Felipe Orro cita três rodovias que no seu entender, vão operar mudanças radicais nas localidades que servem. A MS-040, que se estende por 209 quilômetros entre Campo Grande a Santa Rita do Pardo, por exemplo, abre uma nova rota ligando a Capital a São Paulo e integra milhões de hectares de terras férteis à área produtiva do Estado.
De Santa Rita até o Porto de Presidente Epitácio (SP) são mais 108 quilômetros, esse trecho já está pavimentado. Portanto, a distância de Campo Grande até Presidente Epitácio será de 317 quilômetros pela MS-040, enquanto o caminho mais curto, atualmente, é pela BR-262 via Três Lagoas, de 345 quilômetros. Se a viagem for pela BR-163 (até Nova Alvorada) e depois pela BR-267 (até Presidente Epitácio) o percurso é ainda mais longo: 381 quilômetros. Para o deputado a escolha já está feita: “O grande fluxo da BR-163 é com destino a Presidente Epitácio, esse movimento todo vai ser desviado pela MS-040, o motorista economiza mais de 60 quilômetros, o que na rodovia pode representar uma hora de trânsito”.
BR-419
Entretanto, será no Oeste o maior impacto das obras estruturantes anunciadas pelo governador André Puccinelli, na avaliação de Felipe Orro. “As cidades de Aquidauana e Anastácio serão eixo de vias de escoamento, como é Campo Grande hoje. A produção do Norte que segue para exportação via portos de Corumbá e Porto Murtinho passará pela BR-419, o fluxo turístico rumo a Bonito também terá essa rota alternativa. A rodovia vai despertar uma região bastante povoada, as localidades de Cipolândia, Taboco, Rio Negro, que concentram instalações turísticas e extensas fazendas de pecuária.”
A pavimentação da BR-419 é um antigo sonho da população de Aquidauana e Anastácio e luta sustentada há décadas pelo deputado Felipe Orro. “Desde vereador venho lutando por essa obra, tenho a felicidade de testemunhar sua concretização”, comemorou Felipe. A obra será feita com recursos federais e contrapartida do Estado e pela peculiaridade da região que atravessa (divide o alto do baixo Pantanal) terá características especiais, como trechos com alambrado e túneis verdes para travessia dos animais silvestres.
Quebra-Coco
Felipe Orro destaca, ainda, outra obra que reduz consideravelmente a distância entre as regiões Oeste e Sul do Estado: a conclusão do asfalto nas rodovias MS-162 (Dois Irmãos do Buriti) e MS-355, ligando o distrito de Quebra-Coco até a Sidrolândia. Restam 32 quilômetros (de 67,8) para completar a obra que encurta a rota entre Dois Irmãos do Buriti e Dourados, por via asfaltada, em 69 quilômetros. A alternativa atual passa por Campo Grande e totaliza 315 quilômetros. As populações de Maracaju, Aquidauana e Anastácio também serão beneficiadas por essa obra.
Autor: João Prestes