Antônio João, Amambai, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes, Jatei, Maracaju, Navirai, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas estão contemplados com recursos do Ministério da Saúde para implantar as academias ao ar livre.
Divulgação
| Serão implantadas academias em 16 municípios de MS |
O Deputado Federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS) conseguiu empenhar R$ 1,6 milhão para a implantação de Academias da Saúde ao ar livre em 16 municípios de Mato Grosso do Sul. Cada academia tem um custo previsto de R$ 100 mil reais e devem ser implantadas ainda em 2013.
O Programa Academia da Saúde, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
A Academia visa a melhoraria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento.
Os 16 municípios beneficiados com as academias ao ar livre são: Antônio João, Amambai, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes, Jatei, Maracaju, Navirai, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas. “Se investirmos em ações de prevenção à saúde, além de proporcionamos melhor qualidade de vida à população, estaremos reduzindo os custos com o serviço de saúde pública”, comentou o deputado.
Academias devem reduzir o número de sedentários
A iniciativa de implantar o programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco ou mais dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que, em 2009, mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física.
A pesquisa também mostrou que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
Mais detalhes sobre o Programa pode ser consultado
no site www.saude.gov.br/academiadasaude.
Assessoria de Comunicação