Biffi assegura recursos para implantar Academias da Saúde em 16 municípios de MS - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

20/08/2013

Biffi assegura recursos para implantar Academias da Saúde em 16 municípios de MS

Antônio João, Amambai, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes, Jatei, Maracaju, Navirai, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas estão contemplados com recursos do Ministério da Saúde para implantar as academias ao ar livre.


Divulgação
Serão implantadas academias em 16 municípios de MS

O Deputado Federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS) conseguiu empenhar R$ 1,6 milhão para a implantação de Academias da Saúde ao ar livre em 16 municípios de Mato Grosso do Sul. Cada academia tem um custo previsto de R$ 100 mil reais e devem ser implantadas ainda em 2013. 

O Programa Academia da Saúde, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. 

A Academia visa a melhoraria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. 

Os 16 municípios beneficiados com as academias ao ar livre são: Antônio João, Amambai, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes, Jatei, Maracaju, Navirai, Paranaíba, Sonora e Três Lagoas. “Se investirmos em ações de prevenção à saúde, além de proporcionamos melhor qualidade de vida à população, estaremos reduzindo os custos com o serviço de saúde pública”, comentou o deputado. 

Academias devem reduzir o número de sedentários 

A iniciativa de implantar o programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco ou mais dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que, em 2009, mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física. 

A pesquisa também mostrou que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, cinco vezes ou mais na semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre. 

Mais detalhes sobre o Programa pode ser consultado 
no site www.saude.gov.br/academiadasaude. 

Assessoria de Comunicação