Carlinhos Grubert recebe reitor do IFEMS para vistoria do terreno onde será construída a Escola Técnica Federal em Jardim - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

20/10/2011

Carlinhos Grubert recebe reitor do IFEMS para vistoria do terreno onde será construída a Escola Técnica Federal em Jardim


O prefeito Carlos Américo Grubert recebeu na manhã de 19 de outubro, em seu gabinete, o Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFEMS, Marcus Aurélius Stier Serpe e a Engenheira Civil e Coordenadora de Obras do Instituto, Gisele Estrela, para que juntos pudessem sanar dúvidas a respeito da chegada da Escola Técnica Federal em Jardim, anunciada em junho, pela presidenta Dilma Rousseff.

Eles também vieram vistoriar o local sugerido pelo prefeito para a construção do campus, 25 hectares na saída para Bela Vista. Para recepcioná-los o prefeito convidou a sua equipe de gerentes municipais, seus principais assessores e os vereadores da Câmara Municipal, para que todos estejam cientes da magnitude desta empreitada que irá revolucionar o município de Jardim e de toda a região sudoeste do Estado através da grande geração de emprego, de capacitação profissional oferecida e diversos serviços diretos e indiretos que serão proporcionados pela chegada da Escola Técnica Federal.

O Reitor iniciou a reunião contando um pouco da sua história de trabalho no Estado, que já acontece há 04 anos. Ele disse que Jardim passa a ser o pólo de referência em Mato Grosso do Sul, que é um “Estado Padrinho” do IFEMS para estados vizinhos como o Paraná.

Ele lembrou que no início do Governo Lula haviam dezenas de unidades de escolas técnicas federais no Brasil, porém ao término daquele mandato, já existiam 352 unidades e, de acordo com o reitor, a expectativa de expansão do Governo Dilma pretende atingir 520 unidades em todo o país, uma prova deste desejo do governo federal foi o lançamento destas três novas unidades no Estado anunciadas pela presidenta Dilma em Junho, declarando oficialmente os convênios com os municípios de Dourados, Naviraí e Jardim.

Marcus ressaltou que o município contemplado com a Escola Técnica Federal recebe investimentos de em média 7 milhões de reais em obras de construção do Campus, mais 3 milhões de reais em equipamentos e mais 3 milhões em verba de custeio o que gera sem dúvida alguma diversos dividendos para a região.


A Gerente de Educação de Jardim, Suzana Lima de Medeiros, perguntou ao Reitor sobre as definições dos cursos que serão oferecidos e também quis saber a estimativa de quando será inaugurada a Escola Técnica Federal em Jardim. Respondendo, o Reitor Marcus Aurélius disse que já existe uma pré-definição do perfil de Jardim, porém ele deseja que aconteça uma Audiência Pública contando com a participação expressiva da sociedade, para que juntos possam ser definidos estes pontos tão importantes para o projeto.

“Não viemos ditar regras pré estabelecidas, estamos lidando com o dinheiro público então nada mais que justo que ouçamos o povo e compreendamos suas opiniões sobre os cursos mais interessantes para Jardim, para assim os profissionais especialistas nestes aspectos possam decidir com autonomia”, disse Marcus.


O prefeito Carlinhos Grubert acionou prontamente o presidente da Câmara de Vereadores, Gláucio Cabreira, solicitando a realização desta audiência, a qual foi aceita prontamente pelo vereador que se encontrava presente na reunião. O reitor sugeriu também que nesta audiência possa ser realizado um serviço de informação sobre o que é o IFEMS e Escola Técnica Federal, para que as pessoas compreendam a magnitude e expressividade que este empreendimento tem e o seu potencial em alavancar a região onde está instalada.


“A partir do momento em que existe uma autarquia federal no município, fica mais fácil que outros projetos e programas do Governo Federal aconteçam e que mais recursos se justifiquem para esta área”, reafirmou.

Carlinhos agradeceu a aula de cidadania que o Reitor proporcionou e enalteceu a atitude democrática dos gestores federais na questão de ouvir a população para a definição dos cursos. Ele agradeceu ainda o importante trabalho do Senador Delcídio e do Deputado Biffi, que foram fundamentais para levar Jardim como município candidato no início dos processos.

Após a reunião no gabinete a comitiva municipal se dirigiu juntamente com os representantes da IFEMS até o local onde se pretende construir o campus em Jardim, naquele momento o Reitor Marcus Aurélius orientou sobre detalhes técnicos que precisam ser observados e concedeu entrevista para a equipe de jornalismo da Rádio Laguna, o Jornal Daqui.




Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim

Fotos Ramão Batista