Ministro da Agricultura elogia MS na contribuição para o desenvolvimento do País - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

16/05/2011

Ministro da Agricultura elogia MS na contribuição para o desenvolvimento do País

Na abertura oficial da 47ª Expoagro, maior feira agropecuária realizada no município de Dourados, o ministro da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Gonçalves Rossi elogiou no sábado (14) o trabalho do governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da classe produtora na contribuição para o desenvolvimento do País. “O equilíbrio em que o povo de Mato Grosso do Sul e do seu governo tem trabalhado a questão da agricultura e da pecuária, está transformando o Estado no mais importante para a geração desse superávit comercial que o Brasil consegue nas suas relações com o mundo. Por isso, eu trouxe não só o reconhecimento do governo federal, mas o apreço da presidente Dilma Roussef ao governador André Puccinelli para que ele agradeça aos produtores rurais do Estado por essa contribuição extraordinária”, ressaltou.
Conforme o ministro, neste ano a safra da agropecuária gerou o superávit de US$ 60 bilhões. No caso de Dourados, Wagner Rossi disse que é uma das terras mais “abençoadas” por onde passou porque é fértil e é voltada para a agricultura. Sobre os números da agricultura e pecuária, o ministro informou que este ano foi exportado 11 milhões de toneladas de milho e que o Brasil é o quarto maior exportador de carne suína e com a possibilidade de exportar para a China. “Uma equipe nossa também já está na Rússia e depois vai para a Coréia do Sul para abrir mercado da carne suína”, anunciou.
Rossi anunciou também que o Mapa vai criar três linhas de financiamento voltadas para a pecuária. Uma será dentro do Programa ABC que será um programa extensivo de recuperação de pastagens degradadas; além das linhas para melhorar a capacidade de oferta com financiamento para a retenção da matriz e para compra por criadores terceiros.
Vigilância Sanitária
Durante a abertura da feira agropecuária, o governador André Puccinelli disse que a Expoagro mostra a pujança do agronegócio da grande Dourados e de MS e que é a oportunidade de mostrar ao ministro da agricultura e pecuária o quanto de zelo o Estado têm no cuidado na vigilância sanitária na questão animal e vegetal. “A secretária de produção, Tereza Cristina protocolará na próxima segunda-feira um plano de trabalho na sua terceira versão para que o governo federal se una ao Estado na liberação de recursos para nós mantermos a nossa fronteira íntegra na questão da vigilância sanitária animal.
Conforme André é a terceira reapresentação do plano ao ministério e será levado em mãos ao ministro. “Nós temos peculiaridades, como 900 quilômetros de fronteira seca. Temos 100 homens do DOF [Departamento de Operações de Fronteira], além de 11 postos de fronteira, contratamos 74 pessoas a mais e estamos numa fiscalização intensa por conta do Estado, mas queremos que o plano de trabalho possa ter liberação de recursos por parte do governo federal”, completou.
Fonte: noticiasms