Aparecida do Taboado, MS: Secretaria de Educação adere ao JEPP - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

12/02/2015

Aparecida do Taboado, MS: Secretaria de Educação adere ao JEPP

Em reunião no Gabinete, o prefeito Robinho Samara recebeu a Agente de Desenvolvimento,
 Dulce Lima; o secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; e o secretário de
 Administração e Desenvolvimento Econômico, Kaiser Carlos Corrêa.

Apresentado pela Agente de Desenvolvimento, Dulce Lima, com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações, com o apoio do prefeito Robinho Samara, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Taboado aderiu ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Ao explicar sobre o JEPP ao secretário Joaquim Donizete de Matos, a agente de desenvolvimento destacou a importância do projeto para os alunos e para a Educação do município. “Este projeto incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Aparecida do Taboado, e em especial os alunos, têm muito a ganhar”, disse Dulce.

Entusiasmado com o projeto, o prefeito Robinho Samara frisou que a educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o ensino fundamental é também um avanço para a Educação dos aproximadamente 1.800 alunos da Rede Municipal de Ensino. O Chefe do Poder Executivo salientou ainda que “incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade é, sem dúvida, a melhor maneira de se educar”.

Após a sinalização do interesse pelo JEPP, foi solicitada ao SEBRAE a visita da gerente regional do SEBRAE – Costa Leste, Josi Signori. Ela detalhou o projeto ao secretário de Educação e alinhou os trâmites para oficializar a parceria. Juntos, optaram por oferecer uma palestra de sensibilização aos professores do 1º ao 5º ano.

“Quando a gente aceita fazer algum tipo de parceria, a gente também está topando alguns desafios; às vezes até mudar um pouco da forma tradicional de nossas aulas e maneiras de lidar com o aluno. É bom despertar no aluno alguns interesses que, às vezes, não são passados na grade curricular, optando por não apenas aplicar a questão de alfabetização que se tem no ensino regular”, pontuou o secretário de Educação.

Palestra de sensibilização e apresentação do JEEP foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12.

Professores assistem a palestra

A palestra de sensibilização ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, no Centro Pedagógico e Cultural “Professor Agrício José Tolentino”.

Além dos professores, diretores e coordenadores das escolas municipais foram convidados para participar da ministração que deu continuidade à jornada pedagógica antes do início das aulas.

A consultora do SEBRAE, Maria Luiza, apresentou o JEEP aos professores e ressaltou que o objetivo da parceria é capacitar os educadores interessados a aplicar a aprendizagem em sala de aula. Para isso, os professores que aderirem ao projeto deverão ter 100% de participação, sendo necessário cumprir a carga horária estipulada para receber o certificado. “A proposta é desenvolver comportamentos empreendedores e é muito bacana desenvolver isso na criança desde pequena. Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explicou Maria Luiza.

O público-alvo é habilitado para multiplicar aos alunos a proposta do curso, de acordo com cada ano do ensino fundamental.



Fonte: ASSECOM/JCMS
Por: Luana Chaves