Campo Grande, MS: Instituições e personalidades são homenageadas pelo trabalho em combate ao crack e outras drogas - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

25/06/2014

Campo Grande, MS: Instituições e personalidades são homenageadas pelo trabalho em combate ao crack e outras drogas



Um total de 24 personalidades e instituições foram homenageados na noite desta terça-feira, dia 24, em sessão solene na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição do deputado Eduardo Rocha (PMDB),com a entrega de diploma de reconhecimento ao trabalho de instituições que atuam no enfrentamento e combate ao crack e outros entorpecentes. O evento faz parte da Semana Estadual de Enfrentamento e Combate ao Crack, instituída por meio da Resolução 09 de 13 de março de 2013. Também participaram do evento os deputados Paulo Corrêa (PR), Lauro Davi (PROS), Dione Hashioka (PSDB), e Mara Caseiro (PT do B).
Em seu discurso o deputado Eduardo Rocha lembrou a passagem bíblica que fala da luta de Davi e Golias, lembrando a história de vida de um dos homenageados, David Francisco Ribeiro Neto (Casa de Recuperação Restaurando Vidas), que é ex-usuário de drogas e quase ficou paraplégico ao levar 5 tiros de um traficante. Depois de recuperado,ele passou a trabalhar em prol da recuperação de outros usuários e hoje comanda uma instituições que atende 25 dependentes químicos. O deputado ainda falou da prevenção, repreensão e tratamento, destacando o trabalho de várias instituições. “Hoje, o Poder Legislativo reconhece o trabalho de pessoas e instituições que atuam nestes três pilares. A entrega desta medalha vem coroar as ações valiosas realizadas pelos nossos homenageados”, falou.


Para o pastor Fabiano Loureiro, do Centro Recuperacional Nazareno, que falou em nome dos homenageados, a iniciativa aumenta ainda mais a responsabilidade em cuidar do próximo. Ele agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa em reconhecer o trabalho de cada homenageado. “Esta noite, traz a esta nobre casa homens e mulheres engajados em uma nobre causa. Admiro a galhardia do deputado estadual Eduardo Rocha. Ele é digno de ser homenageado hoje por todos nós que estamos aqui, por seu trabalho, empenho e dedicação”, disse.

A Secretária de Trabalho e Assistência Social , Taria Garib afirmou que a homenagem era para os pais de todos os usuários,que com certeza estavam gratos pela recuperação de cada um. “Nosso trabalho é com a família, que também fica doente quando um filho se perde nas drogas”, disse.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini lembrou que o consumo de álcool e entorpecentes ilícitos é responsável pelos maiores índices de problemas nas áreas de saúde pública, educação e segurança. “Dia após dia, Mato Grosso do Sul tem aumentado o número de apreensão de drogas. Ano passado foram 133 toneladas de drogas apreendidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e três mil traficantes presos. Nesses seis primeiros meses de 2014, foram 70 toneladas apreendidas e 1.200 pessoas presas por tráfico. Isso significa que o Estado promove e produz um importante trabalho para o governo Federal e demais Estados brasileiros”, informou o secretário. “Precisamos unir os segmentos da sociedade para lutar contra essa proposta da legalização da maconha. “Não podemos e não vamos aceitar, se o fizermos, estaremos condenando o Brasil. Com o esforço de todos nós unidos, venceremos essa batalha”,disse.

O promotor de Justiça Sérgio Harfouche, presidente do Conselho Estadual Antidrogas agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa na Semana Nacional Antidrogas e acrescentou: “A legalização da maconha me preocupa, pois a maconha é uma droga que prejudica o cérebro inteiro lentamente, gradativamente, é um absurdo esse projeto de lei. Vamos lutar para que essa proposta não tenha êxito. Cumprimento hoje a iniciativa de garimpar essas joias sul-mato-grossenses e seus pares. Não desistam, continuem, não retrocedam”.

Odilon de Oliveira, juiz federal também homenageado, afirmou que as drogas são grandes inimigas enfrentadas por todas as nações. “Infelizmente temos perdido muitas batalhas, mas não a guerra. Tenho proferido palestras em escolas e observo que a situação está quase incontrolável. As crianças adquirem a droga dentro da própria escola. Mas, eu confio no Brasil, confio nas autoridades, na legislação, e principalmente na família. E, antes de tudo isso, acredito em Deus, e acho que deve existir o tripé: família, escola e religião, para que a religiosidade traga a libertação das pessoas”.


Confira os homenageados por deputado:

Eduardo Rocha 

- Wantuir Jacini (secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública), - Tânia Mara Garib (secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social), Odilon de Oliveria (juiz da 3ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul), - David Francisco Ribeiro Neto (Casa de Recuperação Restaurando Vidas), - João Luiz da Silva (Instituto Sul-Mato-Grossense de Ação Cristã),- Wilson Sérgio Monari (Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas), Jefferson Barbosa de Paula (Sargento do 2º Batalhão da PM/Programa Educacional de Resistência às Drogas), Dolviro Luiz de Paula (Cabo da Polícia Militar/Programa Educacional de Resistência às Drogas), Juberty Antônio de Souza (médico psiquiatra),Fabiano Loureiro (Centro Recuperacional Nazareno), Paulo Sérgio Pereira (Seleta), Marcio Batista Moreira (Peniel),
Antônia Aparecida da Silva Queiroz (assistente social)

Amarildo Cruz- Milton César Montanheri Marques (fundador da Clínica da Alma no Ministério Pentecostal Tabernáculo da Glória)

Carlos Marun- Ivan Lúcio Rodrigues (presidente do Templo de Adoração Aliança com Deus e fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano, Social, Econômico e Cultural Maná do Céu para os Povos)

Dione Hashioka- José Henrique Kaster Franco (juiz criminal da Comarca de Nova Andradina)

Junior Mochi- Gisley Evangelista de Aguiar (presidente da Instituição Desafio Jovem Operação Resgate)

Laerte Tetila-Divaldo Machado de Menezes (guarda municipal de Dourados)
e Márcio Aurélio Macena (presidente da Casa Geova Jiré)

Lauro Davi- Gislaene Maria Côrtez Buzzio (presidente do Conselho da Casa da Esperança)

Mara Caseiro- Márcio André Scarlassara (Diretor do Centro de Apoio ao Dependente em Recuperação Integrado)

Marcio Fernandes- Rodrigo Guiraldelli Yassaka (Titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico)

Marquinhos Trad- Luciano Caldas Carvalho (fundador da Associação de Amparo e Reintegração à Criança e ao Adolescente)

Paulo Corrêa- Flávio Vieira Freitas Junior (médico psiquiatra)