Bela Vista: Prefeito Renato de Souza Rosa faz balanço de 60 dias de administração - Jornal Correio MS

LEIA TAMBÉM

Home Top Ad

26/09/2013

Bela Vista: Prefeito Renato de Souza Rosa faz balanço de 60 dias de administração

prefeito Renato de Souza Rosa (PSB)
O prefeito de Bela Vista, o médico, Renato de Souza Rosa, falou esta semana sobre os 60 dias de sua administração e, apesar das dificuldades muitas coisas já evoluíram para melhor e outras ainda estão por acontecer, em virtude do pouco tempo que está à frente da administração e que tem muitas coisas a serem realizadas.

O prefeito Renato de Souza Rosa, disse que ainda está arrumando a ‘CASA’, organizando a estrutura básica de seu governo, para que a população bela-vistense volte novamente a confiar em seus governantes e na cidade, aonde a classe política está desacreditada. Isso tudo para que as secretarias ao menos tenham vida e de forma organizada caminhe com suas próprias pernas.

Ele também falou da questão do transporte escolar onde ao aferir a quilometragem o município passou a economizar quase R$80 mil, mensalmente, e com essa economia poderá pagar o piso aos trabalhadores da educação. Também falou do cancelamento do contrato com empresas que prestam serviços ao município, como assessorias com softwares; com borracharias; alugueis de prédios, entre muitas outras irregularidades que a nós foram apontadas.

Imagens no final da matéria...

Como encontrou

Ao assumir a prefeitura, o prefeito Renato de Souza Rosa (PSB), não foi das melhores e ele tinha a consciência disso. Com a conta de luz, em débito há 7 meses e, sem poder utilizar o telefone, já que as conta, também não eram pagas, há mais de 90 dias. Foi necessário o cancelamento de alguns convênios, por achar que os preços eram exorbitantes, entre eles a coleta de lixo, onde passou a economizar mensalmente o valor de 03 carros populares, que poderiam estar servindo as secretarias.

Em apenas uma semana de administração a prefeitura já começou a andar e, com os levantamentos realizados, por empresa especializada, foram descobertas diversas irregularidades. A folha de pagamento, equivalia a 80% da arrecadação, contas e mais contas atrasadas e preços de serviços superfaturados, enfim eram muitas irregularidades, e nenhuma prefeitura ou administração séria iria suportar.

A prefeitura de Bela Vista, tem uma dívida com o INSS, a qual já ultrapassa R$1.200 mil e que foi acertada e renegociada e com essas pendências o município não poderia firmar nenhum convênio com o Estado ou a União e, após essa renegociação o município está apto a assinar novos convênios.

Entre as inúmeras irregularidade, estão superfaturamentos em contratos vigentes, farra com o dinheiro público com compras de bebidas alcoólicas, por pessoas da administração e pessoas que não pertencem ao quadro da prefeitura; sumiço de pneus que a prefeitura havia ganho da Receita Federal, tudo isso e muito mais, estão para análise do Tribunal de Contas do Estado de MS, que hoje se encontra em Bela Vista e que também foi encaminhado ao Ministério Público, onde deverá tomar as providências que se acharem necessárias.

Saúde

Na área de saúde, ele como médico, está inovando muitas coisas, principalmente no tocante a qualidade no atendimento e, juntamente com parcerias entre os Governos Federal e Estadual, de deputados de senadores do Estado, conseguiu verbas, para que fosse construídas novas Unidades Básicas de Saúdes, os EFS, bem como reforma das existentes. O prefeito como médico, também está dando mais uma contribuição sua, atende uma vez por semana as pessoas carentes do município, no Hospital São Vicente de Paula e em outros EFS.

O prefeito relatou que está buscando melhorias junto com a secretária municipal de saúde, principalmente para um atendimento humanizado. Afirmou sobre a necessidade se ter um avanço nesta área. Disse que reconhece que a saúde tem problemas, tanto a nível nacional, como estadual e que o município também tem a sua cota, sobretudo, na área de atendimento. 

"Estamos organizando as estruturas fazendo investimentos para que daqui a 3 ou 4 meses possamos ter uma dimensão bem melhor e que infelizmente é esse o prazo mínimo, em virtude da má gestão do dinheiro público, em administrações anteriores. Mas o que necessitamos melhorar é o atendimento humanizado, capacitar os funcionários da área da saúde, principalmente do atendimento. 

Ao recepcionar, pode-se controlar 50% da doença, é preciso saber atender; um cafezinho, um bom dia, um ‘pois não’ pode causar um impacto positivo em quem adentra a um hospital, precisando de algum atendimento médico, não que as pessoas que ali trabalham não sabem atender, mas com o dinamismo de hoje, a reciclagem é fundamental para o bem desempenho de qualquer função." Observou.

Educação

O Prefeito Renato de Souza Rosa está dando a atenção especial a educação. Muitos pontos obscuros estão sendo sanados. Junto ao FNDE, já conseguiu, através de emenda do deputado Federal Biffi, pedido do ex-vereador Joel Ibanhes, quatro ônibus novos, para o transporte escolar, dando assim qualidade e condições aos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Está capacitando os funcionários e professores da educação. Priorizou a folha de pagamento dos trabalhadores em educação e estará pagando do piso salarial. Aumento de 18% aos funcionários da educação, já no mês de novembro. Reforma nas escolas, melhoria na alimentação; compra de equipamentos para fazerem os alimentos, já que em muitos lugares tinham essa dificuldade em razão de equipamentos, como fogão, serem velhos e outras necessidades básicas.

Infra-estrutura

A primeira determinação, ao assumir a prefeitura, o prefeito Renato de Souza Rosa, mandou realizar a mudança na estrutura do lixão, aonde ele estava tomando conta na Rodovia que liga Bela Vista – Caracol – Porto Murtinho (MS-384), causando transtornos aos motoristas e vergonha aos bela-vistenses, em razão ao lixo ali depositado, sem qualquer cuidado, servia de cartão postal na entrada da cidade, assim como o cancelamento da coleta do lixo, o qual passou a economizar o valor de 03 veículos popular por mês.

A prefeitura está realizando os tapa-buracos, com equipamentos e equipe própria, aonde está, além de economizar, gerando emprego e renda. Está sendo realizada a limpeza em todos os bairros da cidade, bem como o patrolamento e o cascalhamento das ruas, as quais muitas delas não se transitavam, hoje podemos afirmar que está realmente em condições de tráfego, assim como os tapa-buracos, já que em toda a cidade, o nosso asfalto é deteriorado em virtude de nunca ter passado por manutenção.

“Estou correndo atrás de investimentos para o município e já estamos recebendo sinais positivos de nossos parceiros, entre eles, o Governo do Estado; os deputados estaduais e federais de Mato Grosso do Sul, bem como de nossos senadores e da União. Acreditem e, podem apostar, que no próximo ano muitas benfeitorias aportarão em nosso município, isso está ocorrendo em razão do nosso comprometimento e seriedade com o trato da coisa pública.

Afirmo aqui, que para desenvolver e, buscarmos a tão sonhada geração de renda e emprego, firmamos parcerias com o “Sistema S” da FIEMS, aonde estarão realizando mais de 200 cursos permanentes de profissionalização e, ai sim, teremos a mão de obra qualificada e poderemos sim, sonhar e, alçar novos voos, esses mais alto. É isso que queremos para a nossa querida Bela Vista.

Muitas pessoas talvez me critiquem, mas é que eles não querem abrir os olhos e estenderem a mão, para o progresso e o desenvolvimento da cidade, para ele quanto pior está, melhor é para eles, mas deixa estar, o tempo é soberano e dono da razão, quando abrirem os olhos e verem o abismo diante de si, verá que é tarde e não mais saíram dali, pois, são pessoas retrogradas que não querem o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou o prefeito Renato de Souza Rosa.


Assistência Social entrega de alimentos aos ribeirinhos - Fotos Jonathan Torres JT
Conclusão das Obras CEIM - Foto Jonathan Torres
Construção de muro do CEIM novo - Foto João Carlos Velázquez
O prefeito Renato de Souza Rosa e Patricia na escola no Serradinho onde recebeu melhorias - Foto Jonathan Torres
Entrega de Uniformes no Peti do Projeto Santa Clara - Foto Jonathan Torres


Lixo toma conta da rodovia MS-384, anteriormente a nova administração - Foto João Carlos Velázquez
Novos ônibus para a educação - Foto Jonathan Torres

Prefeito e médico Renato de Souza Rosa atende uma vez por semana no Hospital e Postos de Saúde de Bela Vista - Foto Jonathan Torres

Fonte: ASSECOM
Por: João Carlos Velázquez